quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Argamassa colante (cimentocola)

   As argamassas colantes, tambem chamada de argamassa adesiva ou cimento colante, são produtos industrializados vendidos em embalagens apropriadas, na forma de pó, formados por uma mistura  de aglomerante hidraulico, agregados minerais e aditivos , devendo-se acrescentar apenas agua para obter uma pasta viscosa e aderente.
  
  Existem tipos diferentes de argamassas que, se aplicam a um determinado fim, portanto não devemos ignorar as recomendações de uso da mesma, pois podemos usar a argamassa errada e, o efeito pode não ser o que esperamos no final.
 
* Tipos de argamassas:
Argamassa tipo I (AC I- Interior).
 Argamassa para uso em revestimentos internos, ou seja, locais abrigados de intemperies (luz solar, chuva, mudanças de temperaturas bruscas), com excessão de saunas, churrasqueiras, estufas e revestimentos especiais(ex. porcelanato).
 É a mais barata de todas e também a mais usada, a diferença de preço entre as marcas, varia devido a quantidade de aditivos(o que encarece o produto) até ao nome da marca (quanto mais famosa mais caro o produto), entendamos que são fabricados de acordo com a norma, porém as mais baratas atendem ao minimo exigido pela norma, o que vale é pesquisar bem antes da compra.
 
Argamassa tipo II (AC II - Exterior )
 Argamassa para uso externo, atendendo a norma e com caracteristicas de adesividade que permitem absorver os esforços de movimentação natural(dilatação) devido a ação de intemperies (chuva, sol e movimentação mais intensa de pedestres.
 Com uma quantidade de aditivos maior e mais balanceados, esta argamassa fica mais elastica, que faz dela uma argamassa mais flexivel e, portanto mais indicada para uso externo, porém ainda não recomendada para revestimentos especiais.
 
Argamassa tipo III (AC III- alta resistencia)
 Argamassa colante industrializada para uso externo que apresenta propriedades que resistem a altas tensões de cisalhamento, é um produto com aderencia superior as argamassas I e II, especialmete indicada para uso em saunas, piscinas, estufas, pastilhas e revestimentos externos.
 Normalmente é um dos maiores preços entre as argamassas, porém a melhor para se usar.
 
Argamassa tipo III E (AC III E - especial)
 Argamassa de alta resistencia, com tempo de cura mais aberto(secagem), especialmente formulada para uso em assentamentos de revestimentos ceramicos, porcelanatos e granitos de grandes formatos, que por serem de medidas grandes requerem uma argamassa bem flexivel e resistente para a sua colagem.
 Argamassa de preço maior devido a seu uso especifico.
 
Existem ainda outros tipos de argamassas no mercado, preparadas para usos especificos em produtos especificos:
Argamassa para porcelanato;
Argamassa para marmore;
Argamassa para pastilha ceramica;
Argamassa para pastilha de vidro;
Argamassa para bloco de vidro;
Argamassa para ardosia.
 
Devemos observar ainda as seguintes questões na embalagem:
 Marca e razão social do fabricante;
 Quantidade expressa em kg;
 Identificação da NBR 14081/98;
 Instruçãos de uso do produto;
 Data de fabricação e prazo de validade;
 Condições de armazenamento.

 As argamassas por serem produtos cimenticios, devem ser guardados em locais de baixa umidade e limpo, tem prazo de validade e vem com uma abertura (valvula), para manter as caracteristicas do produto pelo tempo de validade.Não compre argamassa demais para aproveitar o preço, pois dependendo das suas condições de armagenagem voce pode perder o produto.
  * NOTAS:
        - Normalmente um saco de 20kg de argamassa assenta 4m2 de piso
        - Pense bem na hora de comprar a argamassa, pois se o produto comprado não é o indicado ou de qualidade duvidosa, lembre-se que voce pode perder o revestimento que comprou e ainda o dinheiro da mão de obra, assim não vale a pena "dár um jeitinho", pois pode lhe custar o dobro.
 
Valeu !!

2 comentários:

  1. Gostei muito do blog, muito bom, gostaria d esaber se pra fazer uma "passarela " na entrada de casa que é de terra, que material usar a argamassa ou cimento/areia/ ou bloco/pedras d ecalçamento? o que fica mais em conta?
    Naza

    ResponderExcluir
  2. Voce deve usar o concreto, para fazer a passarela(menor custo),porém por estetica, as pedras de calçamento(bloquetes) dariam uma visão paisagistica mais adequada.

    ResponderExcluir